Carlos Peixoto

Olá :) Sou um aluno do 12º ano e durante o ano letivo vou trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto comigo podem utilizar o seguinte e-mail: cmopeixoto@gmail.com.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fonte Tipográfica

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita e fonte itálica. A partir do termo inglês font , surge a palavra fonte em português. Embora o processador de texto Microsoft Word em versão portuguesa de Portugal use a expressão tipo de letra em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido.
http://janelavista.files.wordpress.com/2008/11/tipografia2.jpg

 
Uma família tipográfica é um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, com características e detalhes idênticos que se repetem entre todos.
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif , também chamadas grotescas. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras e não letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
http://www.colaborativo.org/blog/wp-content/uploads/2007/08/serifa_colaborativo.gif
Tipos de fontes:
Os tipos de fonte são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto. Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e ao serem ampliadas perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específico para uma impressora específica, se a impressora não suportar estas fontes, não são impressas. Alguns exemplos de fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif e Small.
 
As fontes escaladas são definidas a partir de expressões matemáticas e podem ser representadas por qualquer tamanho. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas curvas que são preenchidas para apresentar um aspecto sólido, tais como as fontes TYPE 1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Ao contrário das fontes bitmapped , as fontes escaladas podem ser ampliadas sem perder qualidade nas suas formas.


Sem comentários:

Enviar um comentário